erasmus em barcelona

ultimo ano da faculdade… ultimo verão… ultima oportunidade… barcelona aqui vou eu!!!

11 outubro 2005

estrelinha

Sabe bem ter um pousio, ter uma morada, ter um espaço para cuidar. Faz toda a diferença. Mas principalmente longe de casa, ter um espaço seguro e confortável, significa melhor descanso, melhor lazer, melhor trabalho!

Tive uma sorte inesperada – a minha mãe e a minha “sogra” chamam-lhe estrelinha.
Estava à espera de alugar um quarto numa casa dividida entre estudantes, como não queria pagar mais que 250€ por mês, começava a resignar-me à ideia de um chão frio de azulejo, paredes nuas com manchas de humidade e mobília pesada e desconfortável, mas ao mesmo tempo tinha-me inscrito numa agência imobiliária, nunca fiando, podia ter de alugar uma casa inteira e, depois sim, procurar alguém para a partilhar comigo. Foi já em Barcelona, e depois de ter gasto os contactos que tinha recolhido, e de não ter encontrado um quarto livre, que voltei ao site da agência à procura de uma solução. Como de costume, fiz uma pesquisa para pisos na Ciutat Vella por menos de 600€ mas onde deveria dizer “No hay pisos disponibles con los criterios seleccionados”, estava a ficha de um piso de 450€ por mês, com um só quarto de matrimonio, uma verdadeira pechincha! Saí a acorrer à rua e ataquei a primeira cabine telefónica, “pode vir visitar o piso amanha às 10h” disseram-me do outro lado, e lá estava eu na manhã seguinte, ao tocar do sino da igreja que não se via.
Não estava sozinha, outros cinco pares de jovens olhavam preocupados para os seis andares de um número 3 sem elevador. A rua era pequena e o prédio antigo, tal como as tortuosas escadas que nos levaram ao… 1º andar!... “que sorte” murmurei para mim mesma.

A porta era pesada e lá dentro cheirava a madeira, o cheiro familiar da casa de Lisboa… sniff! O chão claro sem verniz, e as portadas escuras do varandim mantinham a pequena casa quente. “À esquerda temos a casa-de-banho e o quarto e à direita a sala”, explicou desnecessariamente o guia, por saber ficou que a casa-de-banho se dividia entre, retrete e lavatório numa divisão e duche no quarto! esta estranha opção, ficámos a saber mais tarde, foi forçada pelas canalizações da casa, tal como a compacta cozinha do IKEA que partilhava a divisão da sala. Pequena mas prática e decorada com bom gosto e simplicidade, a casa não podia deixar de ser a mais valiosa relíquia que qualquer um de nós tinha encontrado. “Quem está interessado na casa?”, doze braços ergueram-se timidamente no ar – as emoções devem ser comedidas perante agentes de imobiliárias – “A prioridade é definida pelo número de inscrição na agencia… quem é a rapariga de Portugal?” (ahhhhhhhh!!!) aproximei-me devagar e dei os meus contactos ao senhor, depois ele disse-me para ir ao escritório ainda nessa tarde para tratar do contrato.

Só quando senti o ar fresco da rua é que me apercebi de tão rápido que tudo fora. Tinha ido ver um piso e acabei com as minhas inseguranças resolvidas!

É o meu pedaço de Barcelona, pelo menos por cinco meses, é o meu número 3.

11 Comments:

  • At 11/10/05 21:09, Anonymous Anónimo said…

    Sininho, Sininho cor de rosa tinha mesmo de ser nao podia ser azul? Nao te zangues estava a brincar esta muito giro. Obrigada por me deixares usar o teu computador esta a dar muito geito!!!

    BJS.Mana

     
  • At 11/10/05 21:19, Anonymous Anónimo said…

    quem tem mãe, (e "sogra") tem estrelinha!!! Explica isso ao Peter Pan.
    o furacão que vinha aí (aqui) passou a tempestade tropical, que passou a rajadas fortes, que passaram lá pela noite sem que o chão de Lisboa desse conta.
    bjs

     
  • At 11/10/05 21:55, Anonymous Anónimo said…

    tens uma agência socrates nos links....

     
  • At 12/10/05 14:54, Anonymous Anónimo said…

    estás ver Xavala como é importante acordar cedo? Há anos que me ando a tentar convencer disso... e não é que fosteis os primeiros entre os 12 marmanjolas?! Uff, que até me arrepiei carago.
    Beijos ao Pan, mete o gajo a lavar as casas de banho e fica-te com a cozinha IKEA. Adelante xica! beijos guizéluiszenão

     
  • At 12/10/05 15:00, Anonymous Anónimo said…

    Sininho, pensava que a Agência Sócrates era um portal de venda e aluguer de habitaciones... é que precisava de fazer uma página/pequeno site para divulgar o aluguer e venda da quinta da senhora minha mãe lá em Ponte, a pagar é claro. Coisa simples, pouco texto e algumas fotos. Tens tempo? Diz-me logo que possas, okeijo? beijo tlim-tlim-tlim

     
  • At 12/10/05 15:53, Blogger Rita Jacobetty said…

    em honra de sua excelência, o nosso primeiro-ministro!
    ;-)

     
  • At 12/10/05 15:56, Anonymous Anónimo said…

    Grande sorte, grande pechincha:)Isso fica ao pé das Ramblas?

     
  • At 12/10/05 16:57, Blogger Rita Jacobetty said…

    fica no limite Este da Ciutat Vella, a dois passos do Arc de Triomf.
    até às Ramblas são 20min a pé

     
  • At 12/10/05 18:05, Anonymous Anónimo said…

    iiiiii, pronto se dizes que tens um sofa cama no salão o zemaria aproveita já a borla.

     
  • At 25/9/07 00:31, Blogger Unknown said…

    Boa Noite!
    Estava à procura de agencias imobiliarias em Barcelona (pq será tb a minha cidade a partir de Outubro 07, e tal como toda a gente ando maluca atrás de casa! Uma casa confortável e que me faça sentir "em casa fora de casa") e dei com o teu Blog,
    Não sei será possível, mas se me puderes dar o nome da agencia imobiliária de que falas seria mt bom! O meu mail é susana_salada@hotmail.com. Mt Obrigada.

     
  • At 25/9/07 12:39, Blogger Rita Jacobetty said…

    Olá Susana,

    Neste post, a expressão "agência imobiliária" é um link para o site deles, inscreve-te o mais cedo possível www.bcn-housing-students.com.

    No entanto, o meu conselho seria marcar um Hostel (Pensão) para os 3 ou 4 primeiros dias e procurar lá casa, podes conhecer melhor os bairros e ver as condições dos apartamentos. (www.hostels.com)

    Para procurar casa não te esqueças de visitar as universidades que têm sempre placares com classificados.

    Aqui vai um pequeno dicionário de procura de casa:
    Piso = Apartamento
    Habitacion = Quarto
    Piso Compartido = Apartamento Partilhado
    Cerca de… = Perto de…

    Se precisares de mais alguma informação podes continuar a postar.

    Boa sorte

     

Enviar um comentário

<< Home